ORMED
História da Ordem
A Ordem dos Médicos de Angola foi criada na década 90, tendo, inicialmente, começado com uma comissão instaladora, liderada pelo Carlos Mac-Mahon, que ficou em frente da Ordem de 1997 à 1998. De lá para cá, a Ordem dos Médicos de Angola conta com uma galeria de 5 Bastonários;
Em 1999 assumia os destinos da Ordem dos Médicos de Angola, o Bastonário Dr. Carlos Fernandes dos Santos, até ao ano de 2002; De 2002 à 2007 a ORMED acolhia como Bastonário o Dr, José Bastos; Tendo sido sucedido de 2007 à 2019, pelo Bastonário Dr. Carlos Alberto Pinto de Sousa; Todos eles trabalhando no antigo edifício.
Em 2019, 12 anos depois, era inaugurado o novo edifício de arquictetura moderna, por Sua Excelência Sra. Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, que viria conferir uma nova imagem e dignidade à Classe Médica. Neste mesmo ano, em Abril, o Bastonário Dr. Pinto de Sousa era sucedido pela a actual Bastonária Dra. Elisa Gaspar, após pleito eleitoral.
Principal
Papel da ORMED
O exercício de medicina em Angola deve ser feito apenas, única e excluisivamente, por profisisonais qualificados, cadastrados pela Ordem dos Médicos de Angola, após comprovação documental do grau de qualificação nos estudos das ciências médicas, conferido pelo INAAREES; De lá para cá, a Ordem dos Médicos de Angola conta com uma galeria de 5 Bastonários;
Esta é a principal missão, dentre os vários objectivos da Ordem profissional dos médicos ORMED, contrariamente do que, erroneamente, se pensa, a Ordem não emprega, nem desemprega, médicos. Porém, tem autonomia para suspender o exercício temporário ou definitivo da profissão Médica, a quem não respeitar os códigos de conduta, e os priníipioséeticos e deontológicos.
Um médico não inscrito na Ordem não poderá, nem deve exercer em parte alguma do terrítório nacional a profissão. A Ordem intervém, igualmente, na validação da titulação para especialistas, por meio dos seus Colégios de Especialidades. Actualmente, com pouco mais de 40 colégios de especialidades, e com novos outros em fase de criação.
Os Serviços
Da ORMED
Os serviços básicos da Ordem dos Médicos de Angola estão disponível das 8 às 15 horas de Segunda à Sexta-feira, no regime presencial, que permite aos utentes não médicos, acederem aos serviços de reconhecimentos de Relatórios, Atestados e justificativos Médicos, para faltas, para efeitos de serviços públicos;
Dispõe de uma plataforma digital, para inscrição on-line dos candidatos ao exercício de medicina em Angola. Conheça os requisitos para inscrição para o exercício de medicina para médico nacionais:
- 1 copia do BI, 4 fotografias, certificados e diplomas do curso das ciências médicas, declaração do INAAREES, cartão do grupo sanguineo – o pagamento de uma joia, e quota mensal;
- E para os expatriados:
- 1 copia do passaporte, 4 fotografias, certificados e diplomas do curso de ciências médicas,declaração do INAAREES, visto de trabalaho, ou resiedneciacartão do grupo sanguineo – o pagamento de uma joia, e quota mensal.
Instituição
A Ordem dos Médicos de Angola conta, com cerca de 22 colaboradores, disttribuídos em dois edifícios entre o antigo e novo que conta com 2 pisos de onde se destaca no rés-do chão, o Hall e o secretariado, o auditório, o gabinete do secretariado e das finanças, e ainda um refeitório, suportados por um bloco de wc, masculino e feminino;
No primeiro piso está o gabinete da Bastonária, com um gabinete da secretária, uma sala de reuniões, 1 uma sala de audiências, o gabinete do director do Gabinete da Bastonária, o Gabinetee de Recursos Humanos, o Gabinete de Assessória e um bloco de wcs, masculino e femenino;
No segundo piso, encontra-se a biblioteca, a sala multiuso, os gabinetes de especialidades, a esplanada, um bloco de 5 suites e o bloco de wcs masculino e femenino.
Bastonária
A ordem dos Médicos de Angola (ORMED) tem, sob sua gestão, desde Abril de 2019, a Médica Pediatra,Dra. Elisa Pedro Gaspar, uma gestão aamnistrativa baseada em 22 pontos do programa eleitaral, que a conduziu ao cargo de Basatonária.
Missão
Garantir com excelência, o asseguramento do exercício de Médicina em Angola, com base aos princípios da ciência, com ética e deontologia profissional, visando oferecer um serviço de qualidade à sociedade angolana.
Visão
Evoluir como uma Ordem versada numa perspectiva holística, e se tornar referência em África, no desenvolvimento da Classe Médica em Angola.
Valores
Comprometimento, ética, proximidade e responsabilidade.
Com eficiência para desbloqueio de mais oportunidade
"Permitam-me agradecer, com humilde sinceridade, a Deus pelo dom da Vida, aos meus Pais e a todos aqueles que depositaram confiança no presente elenco e no seu Programa. "